top of page

Empreendendo na Crise

Atualizado: 23 de jul. de 2020

O marketing digital tem sido um grande herói no mundo dos negócios


Maquiavel dizia que empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades e são capazes de transformar ambos em vantagens.


No Brasil, o empreendedorismo só chegou nos anos 1990. Por mais que seja recente, nos últimos quatro meses a quantidade de novos empreendedores ultrapassa os 5 milhões, que geram emprego e movimentam a economia no país.




Há bem pouco tempo, se pesquisássemos a palavra “empreendedorismo”, ela não seria encontrada em nenhum dicionário. Entretanto, hoje em dia esse termo está cada vez mais presente no nosso cotidiano. Mas será que todos nós sabemos o verdadeiro significado desse palavrão?


Empreendedorismo é a habilidade que uma pessoa tem de reconhecer problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, comércio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no dia a dia das pessoas. Porém, em um momento em que o Brasil já vivia uma crise econômica, a pandemia do coronavírus pegou de surpresa muitas empresas, que acabaram saindo do eixo.


De acordo com pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 89% dos pequenos negócios já enfrentam queda no faturamento devido às medidas de isolamento no país. Foram entrevistados 9.105 empreendedores, sendo que 36% deles afirmam que fecharão definitivamente a empresa em um mês, caso as restrições permaneçam por mais tempo. Mesmo nesse cenário adverso, existem negócios que cresceram com a pandemia e, com o passar dos dias, o faturamento vem se tornando cada vez maior.


Aos 24 anos, Larissa Miozzo foi afastada de seu emprego de secretária em uma escola profissionalizante, por conta da pandemia. Para manter a sua renda, Larissa colocou em prática um sonho que estava em sua mente havia muito tempo: ela começou a fazer doces, nascendo assim a Lalá Doces.

“Começamos vendendo brigadeiros e kits para o Dia dos Namorados, e depois fomos aumentando a variedade dos doces”, explica Larissa, que complementa dizendo que os elogios dos clientes e as vendas são pontos positivos que a fazem querer crescer cada vez mais e pensar em montar a sua doceria física. Por conta do vírus, a divulgação nas redes sociais está sendo essencial e por meio dela são feitos os pedidos e realizadas as entregas.

E umas das estratégias que ajudaram o empreendedor a levantar o seu negócio é o marketing digital, que consiste em promover produtos ou marcas por meio de mídias sociais. Pensando nisso, a estudante de Publicidade e Propaganda, Sthephany Rodrigues, desenvolveu um projeto para auxiliar os novos empreendedores e os que querem investir no marketing digital.


“A ideia é ajudar pessoas que querem empreender nessa área, mas não sabem como, nem as vantagens que esse universo da internet proporciona, e até mesmo, não sabem em que empreender”.

Sthephany conta que o projeto surgiu a partir de sua vontade de desenvolver seu próprio negócio e com os conhecimentos obtidos na faculdade, no trabalho e em cursos voltados para a área de marketing. As possibilidades foram aparecendo e a forma como o marketing é trabalhado nas grandes empresas encantou a estudante. “Além de querer aplicar isso tudo em um negócio meu, quero compartilhar essas informações para pessoas que querem empreender, de maneira a direcionar seus objetivos e garantir a estrutura necessária para que consigam aplicar estratégias que serão levantadas pelo projeto”. É através do perfil no Instagram @sthrodriguesmkt, que a jovem irá divulgar essas ações e incentivar os interessados. Ela aconselha que não desistam facilmente e insistam no que querem para suas vidas.


Outra maneira de poder completar o currículo e ampliar as oportunidades de empreender o seu negócio é por meio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), cujo site oferece diversos cursos gratuitos para melhorar o currículo pessoal e auxiliar as micro e pequenas empresas, disponibilizando ferramentas para organizar o seu negócio.


Na página da entidade há conteúdos diversos, como planejamento, inovação, legislação e marketing digital, promovendo o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequenas empresas. O Sebrae conta com pontos de atendimento nas 27 unidades em todo o país, onde são oferecidos cursos, seminários, consultorias e assistência técnica para pequenos negócios de todos os setores de forma 100% gratuita e online.


 

Por Lucas Ferreira || Maria Anielle || Vinícius Costa


34 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page