top of page

Na volta às aulas presenciais, ensino remoto continuará sendo adotado na Unisanta

Atualizado: 23 de jul. de 2020

Desde que as aulas foram interrompidas em 16 de março, o contato entre professores e alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) tem sido feito pelas redes sociais, emails, por aplicativos de reuniões a distância e pelas páginas da universidade na internet. Até o final de junho, as aulas foram com esta dinâmica, tendo a tela do computador como espaço de diálogo entre o professor e o estudante.


Após as férias de julho, o pró-reitor Marcelo Teixeira acredita que as aulas presenciais possam ter início. Em live pelo Instagram promovida pelo diretório acadêmico da Faculdade de Engenharia, ele disse que “tudo levar a crer que possamos retornar no início do segundo semestre. As aulas práticas já estão preparadas, inclusive com atividades aos sábados e outras datas que nós já definimos com os coordenadores e professores das áreas”. Teixeira garantiu que haverá reposição de aulas para todos os cursos paralelamente ao início do novo semestre.


O recomeço das atividades escolares está sendo planejado cuidadosamente pela direção da Unisanta, segundo Teixeira. “Pelo nosso complexo educacional passam mais de dez mil pessoas por dia. Como instituição que preza pela segurança, pela qualidade, pela excelência das suas atividades, estamos planejando o retorno seguro das aulas”. Como providências para a segurança nos ambientes, a universidade está adquirindo máscaras e dispensadores de álcool em gel.


Sobre esse período de aulas em isolamento social, o pró-reitor avalia de forma positiva as ferramentas utilizadas no ensino remoto, revelando a intenção de continuar seu uso após o retorno das aulas presenciais.“Como houve uma adaptação muito boa dos professores, igualmente dos alunos, será uma ferramenta utilizada para os demais semestres. Todo mundo se reinventará!”


Ressaltou que o investimento em 100 polos de Ensino a Distância (EAD) nos últimos anos permitiu que o Santa Cecília enfrentasse as consequências da crise causada pela covid-19. “Nós conseguimos transferir grande parte desse investimento que foi feito exclusivamente para o EAD, para atender também o presencial. Fizemos a migração de todos os cursos de graduação e também o colégio e os cursos de pós-graduação e mestrados”.


Dependendo da evolução do coronavírus na região, Teixeira afirmou que a edição de 2020 dos Jogos Unisanta, remarcada para o fim de agosto, pode vir a ser adiada. E não está descartada a possibilidade de ser organizada uma competição mais restrita, sem a participação de alunos de outras universidades ou até mesmo não ser realizada. Para a edição de 2021, Teixeira promete novidades, alegando que está em estudos a inclusão dos e-esportes entre as modalidades disputadas, levando em consideração o significativo crescimento dessa prática na atualidade.


Marcelo Teixeira encerrou a conversa com os alunos de Engenharia deixando uma mensagem de esperança: “Ficarão lições muito importantes de hoje para frente. Quando refletimos pela dor, a evolução espiritual é ainda maior. A vida e o mundo serão melhores de hoje em diante, tenho certeza disso”.

A live completa está disponível no Instagram (@engenhariasantos).


Por Ronaldo Taralo Junior


59 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page