top of page
Buscar
  • Foto do escritorEmerson Nascimento

Aceitação, descoberta e empreendedorismo

Peças e acessórios resgatam raízes africanas


A criadora da Chinua Acessórios usando as peças que confecciona
Camila Araújo, sinônimo de força, garra e representatividade

Representatividade, cultura africana e tecidos são os ingredientes que entram na receita de sucesso da empresa "Chinua Acessórios", marca dedicada a confeccionar produtos versáteis, roupas e acessórios exclusivos, feitos à mão por uma mulher preta, com muito orgulho de sua história e ancestralidade que carrega.


A grife tem a cara, a fibra e o colorido de Camila Aparecida Costa de Araújo, de 39 anos, o nome por trás desse pequeno império fashion de moda africana. Se hoje ela circula com desenvoltura nas feiras de moda até mesmo fora do Brasil e veste e inspira “patricinhas” criadas à beira-mar é porque teve que pegar no pesado desde cedo e vencer muitas etapas para conquistar seu lugar no mundo.


Filha de uma empregada doméstica - sinônimo de força, resistência, potência, negritude e que sempre será seu grande exemplo na vida -, Camila viu a mãe trabalhar arduamente por mais de três décadas em uma casa de família e foi nessa mesma residência, um casarão lindo, espaçoso, bem típico de novelas globais, que ela morou durante grande parte de seu crescimento pessoal, entre a infância até a vida adulta.


Ela conta que viveu as duas realidades. A vida boa e confortável na casa dos patrões da matriarca e a de parentes da família, que sempre precisaram lidar com o pouco que tinham. Então ela teve que lidar com essa diferença social e econômica entre esses dois mundos.


Mas com muita garra, vontade de vencer na vida, apoio e suporte incondicional da mãe, Camila, que orgulhosamente gosta de ser reconhecida como mulher preta, empoderada e da periferia de Santo André, no ABC paulista, conseguiu enfrentar as adversidades da sociedade. Lutou contra a desigualdade, o preconceito e o machismo, e construiu sua própria independência e o pequeno império de moda, que aos poucos está conquistando os olhos e o coração dos clientes.


A estilista destaca que sempre será grata aos chefes de sua mãe, pois desde criança a incentivaram emocional e financeiramente para seguir com os estudos. Graças à ajuda deles, Camila pôde terminar o ensino médio e cursar gastronomia. Sim, isso mesmo caro leitor. Além das peças maravilhosas e fantásticas que confecciona, a proprietária da Chinua tem dotes culinários fortíssimos.


Você deve estar se perguntando: "o que significa esse nome da empresa?. Bora lá que a reportagem da Viral te conta... Na língua africana, Chinua quer dizer ‘Bênçãos de Deus’. A marca surgiu em um processo de aceitação e descoberta de Camila, quando estava realizando uma transição capilar. O intuito da empreendedora era criar roupas, acessórios e tecidos que a representassem e fizessem a conexão com sua ancestralidade africana.


Camila queria levar essa força e confiança para outras mulheres, principalmente para sua filha Maria Luísa, de 12 anos, pois temia que ela crescesse em um lar sem referência de mulher preta, sem vínculo com suas raízes.

"Minha missão era fazer acessórios de forma ecológica e criar uma conexão de autoestima através desses produtos. Só que eu não tinha dimensão de onde esse sonho poderia me levar"

Inicialmente, ao lado de uma amiga, ela deu início à Chinua Acessórios, comprando produtos da cultura africana pela internet para revender para a clientela das proximidades. Porém, o amor pelo artesanato, que estava enraizado no corpo e mente de Camila, começou a falar mais alto, pois já estava cansada de observar aquelas mesmas peças de roupas no mercado, queria que seus acessórios fossem exclusivos e feitos com carinho e nos mínimos detalhes para seus clientes.


A batalhadora e sonhadora Camila começou então a comprar peças neutras e confeccionar os produtos do seu próprio gosto e carinho. As clientes superamaram e o negócio alavancou de vez. Sua clientela, no início da construção da marca, eram amigos e conhecidos das proximidades, mas suas principais vendas eram feitas por meio da internet. A empreendedora sempre prezou pela exclusividade de cada peça, pois nunca gostou de roupas e acessórios padronizados.


Prestes a completar oito anos de história com a Chinua Acessórios, a dona da empresa possui um catálogo de vendas composto por brincos, colares, acessórios para os cabelos e roupas para adultos.

"A cada peça vendida, meninas e mulheres, em especial pretas, me dão um feedback de que ao usar Chinua, se sentem mais confiantes e bonitas. Elas ressaltam ainda que a marca faz parte de seus processos de resistência, empoderamento e força. Era um resgate direto de suas ancestralidades"

CHINUA É FAMÍLIA


Camila Araújo, como gosta de ser chamada, é casada com Rafael Alexandrino, ex-jogador profissional de futebol, de 39 anos. Tem dois filhos, Mateus Araújo, de 13 e Maria Luísa, de 11. Juntos, eles ajudam a confeccionar todas as peças que são vendidas na marca.


Os dois herdeiros auxiliam na riscagem dos moldes, fazem a embalagem final que chega até as pessoas, auxiliam nas fotos de divulgação dos produtos e também dão palpites sobre as mídias da empresa. Já o marido é responsável pelo envio dos acessórios e a compra dos materiais.


Atualmente, a família mora na Praia do Tombo, no Guarujá, mas eles já rodaram muitos quilômetros pelos estados do Brasil e até mesmo no exterior. Como Rafael praticava futebol no passado, ele defendeu as cores de diversos clubes, um deles na Suíça. Mas não tem nada melhor do que a calmaria e brisa leve da Baixada Santista, não é mesmo? Por esse motivo, o casal decidiu criar novas raízes no Litoral Paulista.


A Chinua Acessórios está online no Instagram, onde nesses quase oito anos já somam mais de 30 mil seguidores. Presencialmente, a marca atua com estande em eventos como "O Coletivo" e "Encontro dos Criadores", nas feiras produzidas pelo coletivo Afrotu e em pontos fixos de três lojas da região.


Exemplo de fé e de otimismo, recentemente Camila foi convidada a expor seu trabalho no Festival de Petronio Álvarez, na Colômbia. Ela conheceu o evento através de expositores colombianos em 2022. Neste ano, o convite finalmente veio e a “Chinua Acessórios” encantou a todos no país da cantora Shakira.


Para conhecer melhor as roupas e acessórios produzidos por Camila Araújo, acesse o link : https://www.instagram.com/chinuaacessorios/




 

Texto: Emerson Nascimento

Foto: Arquivo pessoal

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page